Geralmente as cozinhas a que estamos habituados, são cozinhas isoladas, onde quem cozinha e quem tem que lavar a loiça está isolado, impossibilitando assim a convivência com o resto da família.
A decoração de cozinhas ao estilo americano veio combater essa lacuna, integrando a sala no mesmo espaço da cozinha, ficando assim um espaço de lazer junto à sua cozinha.
Esta decoração é caracterizada essencialmente por electrodomésticos de linhas direitas, e revestimentos fáceis de limpar, minimizando assim o tempo que é necessário despender para a confecção das refeições e da sua limpeza.
As cozinhas americanas com sala são ainda caracterizadas pela iluminação natural em abundância, com janelas o maiores possível, assim como as paredes de uma cor neutra para fazer sobressair tanto a iluminação como os pontos a que quer dar destaque, como os utensílios de cores contrastantes.
Geralmente as cozinhas com decoração americana possuem a mesma decoração em todo o espaço, ficando assim uniforme, quase que não se notando a diferença de espaços, para que se sinta um ambiente coerente.
Em termos de mobiliário são também espaços muito semelhantes, já que normalmente é usada a mesma cor (o mais habitual é o branco), e em termos de utilização do espaço é quase sempre a mesma, utilizando mobiliário “complexo” junto à parede para arrumações com pequenos apontamentos de apoio espalhados pelo espaço.
Não esquecendo o piso, que é também de uma enorme importância, onde geralmente são usadas as tijoleiras de cor clara para evidenciar ainda mais a luz natural, e dar uma sensação de espaço maior do que a que na realidade existe, para este efeito ainda mais notório usa-se as tijoleiras na diagonal.
Existe ainda a tendência para a utilização de uma “ilha” de apoio à cozinha para dividir o espaço entre a cozinha e a sala, fazendo assim a separação de uma forma muito subtil e com o aproveitamento do espaço de uma forma muito inteligente, já que as ilhas têm inúmeras utilizações possíveis.