A escolha dos móveis e acessórios para a cozinha tem de depender do estilo que pretende dar à divisão. Pense bem, porém, antes de adquirir uma mobília completa procure escolher de acordo com os seus gostos pessoais, com a disposição do espaço (se recebe muita ou pouca luz natural, se é grande ou pequeno, se tem muitos ou poucos cantos ou se vai ser utilizado por muitas ou poucas pessoas, entre outros pormenores importantes para a vida prática do dia-a-dia) e tente não comprar nada de que rapidamente se possa cansar. Assim, evita gastar tempo e dinheiro desnecessário.
Na cozinha contemporânea as formas geométricas são as mais indicadas para quem pretende um look moderno e actualizado. E não se pense que o ambiente se torna demasiado frio.
O que se realça neste estilo é o equilíbrio das formas; linhas deliberadamente geométricas dão ênfase à madeira do mobiliário e os acabamentos simples e arredondados suavizam o efeito final.
Para acessórios, nada mais indicado do que objectos decorativos, mas ao mesmo tempo modernos e funcionais (os alumínios são uma excelente escolha, por serem práticos e discretos e poderem ser conjugados com qualquer cor).
Já uma cozinha moderna deve sempre ser pintada com cores que fortaleçam os sentidos do apetite. Para além da vontade de comer, as cores da cozinha devem fazer as pessoas sentirem-se com energia para cozinhar.
Essas cores são os tons amarelos, laranjas, cremes e até mesmo beges. Quanto aos materiais mais utilizados na criação das cozinhas modernas são as bancadas com a elegância do granito combinada com o toque aconchegante da madeira natural, equipamentos metálicos entre outros.
Muitos dos móveis para estas cozinhas modernas são feitos por encomenda, com detalhes arquitectónicos modernos e de luxo, para um projecto de cozinha novo, ou remodelação de uma cozinha existente, estas cozinhas artísticas caracterizam-se por superfícies lisas interrompidos por cortes verticais e horizontais.