Escolher a cor das paredes é um passo muito importante, que determinará toda a decoração. Além disso, é vital para fazer com que as divisões pareçam mais amplas, alegres, luminosas, quentes…
Mas quando o objectivo é renovar o ambiente, muda a cor das paredes é uma opção rápida e barata. As tendências são cores escuras em pontos estratégicos, uma das paredes com tom vibrante é garantia de destaque na decoração.
Uma cozinha pintada de vermelho, cor do fogo aplicada nas paredes transmite vitalidade e desejo de acção.
Os tons mais intensos, como o vermelho inglês e a cereja, precisam de cozinhas, amplas e luminosas, para poder criar ambientes íntimos e envolventes.
Outras cores muito utilizadas por pessoas realistas, muito seguras de si mesmas e simbolizam a conexão com a natureza.
Em todas suas variedades são: areia, argila, terra, terracota… estas cores quentes recriam cozinhas naturais, frescas, sóbrias e originais. Para caracterizar esta divisão, é aconselhável um forte terracota;
Outra cor utilizada muito na decoração de cozinha é o preto, mas deve ser utilizada com cuidado porque é a cor que menos reflecte luz. O ideal é que ele seja utilizado moderadamente como recurso para realçar outras cores, em detalhes, do que em grandes áreas. Pode expressar agressividade.
É verdade, cores escuras passam a sensação de que o ambiente é menor e com isso a sua cozinha deve ter um bom projecto de iluminação .
O uso de cores escuras na decoração com certeza não é para os “fracos”, é uma experiência diferente e um tanto exótica.
Ao aplicar cores escuras na sua cozinha deve ter em conta que é importante criar pontos de observação. Por exemplo pintar o tecto de cor clara complementa e o resultado será atraente.
Se deseja mesmo pintar a sua cozinha de cores escuras então deve informar-se muito bem sobre a melhor maneira de o fazer.